Taxa de desemprego cai no segundo trimestre, diz IBGE

A taxa de desemprego caiu 0,7% quando comparada ao primeiro trimestre do ano, chegando a 13%. Em números absolutos, isso significa que o Brasil ainda tem cerca de 13,4 milhões de pessoas desempregadas. Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e fazem parte da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

A queda é um número importante para o mercado de trabalho no país, já que primeiro trimestre de 2017 foi quando o desemprego atingiu um recorde histórico, 13,7%. Mas ainda assim o índice é alto, já que está longe de atingir o ideal. Por exemplo, essa taxa ainda é bem maior quando comparada com a do mesmo período no ano passado, que é de 11,3%.

Sul do Brasil

No sul do país a queda da taxa de desemprego também foi de 0,7%, mas passou de 9,3% para 8,4%, atingindo o índice mais baixo do Brasil.

Ocupação

A população ocupada no segundo trimestre de 2017 foi estimada em 90,2 milhões de pessoas. Entre os trabalhadores do setor privado, 75,8% tinham carteira assinada.

No período, o rendimento médio real dos  brasileiros se manteve estável em R$ 2.104.

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Os comentários estão encerrados.