ESPECIAL 28 DE ABRIL - A SAÚDE E A SEGURANÇA DO JOVEM PRECISAM DE ATENÇÃO

Sérgio Butka - Presidente

Os dados da Organização Internacional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho comprovam que atualmente jovens são as maiores vítimas de acidentes e doenças do trabalho no Mundo. No Brasil não é diferente. São essas pessoas com idades entre 25 e 39 anos que tem sofrido grande parte dos acidentes, muitos deles fatais, no nosso país.

Por isso é preciso dar uma atenção especial para essa parcela da população. Precisamos focar ainda mais na ampliação das ações e práticas de prevenção dentro das empresas, implantando mais CIPAs, aumentando o uso de EPIs e reduzindo as jornadas de trabalho.

Além disso que já estamos fazendo, é preciso também ampliar a nossa presença nas escolas e unirsidades. Com ações diretas de prevenção, saúde e segurança do trabalho que impactem a vida dos nossos jovens antes mesmos de eles entrarem no mercado de trabalho. 

Mas, para isso, é preciso união! Trabalhadores, cipeiros, Sindicatos, empresários, supervisores e entidades em geral precisam estar comprometidos neste grande propósito de proteger nossos jovens! Só assim é que evitaremos que o Brasil siga com estatísticas alarmantes como 1 acidente de trabalho a cada 48 segundos ou 1 morte por acidente de trabalho a cada 3 horas e 38 minutos. 

É preciso dar um basta nisso e transformar de vez as nossas fábricas em ambientes seguros e marcados pela valorização da dignidade humana!

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.